Person of Interest – S04E11 – If-Then-Else

Vamos começar nossa review de estréia lembrando um pouco do que rolou na temporada até aqui.

Samaritan banner 900

Após uma terceira temporada excepcional de tirar o fôlego dos fãs, os produtores de POI tinham uma árdua missão, manter a qualidade e o ritmo da temporada anterior e até mesmo tentar supera-la. Na minha opinião essa missão não está sendo cumprida até agora, embora não possamos subestimar a série nem seus criadores já que sabemos do que eles são capazes, basta lembrar do inicio da série e no que ela se tornou dentro da mesma temporada.

A 4ª temporada se iniciou num mundo novo onde a Machine e seus parceiros tiveram que se esconder ainda mais, e assim, tendo que aprender a viver num mundo comandado pelo Samaritano, e com isso receberam novas identidades, novos trabalhosa e um novo QG.

A nova identidade de Finch foi a melhor feita pois é quase impossível dizer que ele não é um professor universitário embora com o tempo ele passou a usar cada vez menos sua nova identidade.  Reese se tornou Riley um policial da narcóticos e logo passou a detetive e parceiro de Fusco na homicídios, o que pegou bem estranho pra alguém que foi tão perseguido pela polícia e agora ninguém o reconhece. Shaw por sua vez passou a vender cosméticos numa loja de departamentos,  algo totalmente fora do seu perfil.

Um ponto positivo para o retorno de Elias e o aparecimento de um novo grande vilão na história, aliás isso é algo que a série sabe fazer muito bem, expandir seu universo com novos vilões e histórias sem perder o foco nem a qualidade.

Um ponto negativo para a forma que apareceu esse novo vilão, muito semelhante a forma que apareceu Elias, apesar, que “Mini” sempre pareceu muito esperto para um brutamontes de gang. Esse é meu medo na série, que são repetições de algumas fórmulas que deram certo no passado, no entanto estejam aparecendo bem tarde.

Vimos também, um pouco da vida do vilão Greer e descobrimos que em seu passado foi agente da MI-6, além de alguns flashbacks da criação e programação da Machine por Harold. Foi interessante saber do medo que ele tinha de sua Machine se tornar tao real, tão humana, ao ponto de tomar providências para dominar o mundo, ou seja, de se tornar o que o Samaritano se tornou e de certa forma foi criado para ser.

A série que antes era mais focada nos humanos, passou a dar mais ênfases às maquinas e ao medo de um dia ela dominarem o mundo. Com isso, temos de um lado o Samaritano, uma espécie de máquina do mal que já chegou com status de Deus e que aprendeu rapidamente a manipular dados, informações e os humanos. Do outro temos a Machine que tem um senso de ética e humanidade muito parecida com seu criador, mas muito mais vulnerável que seu adversário.  Mais um destaque aqui para o encontro das máquinas e o belo diálogo entre elas,  tendo como avatares, de um lado Root e do outro um mini hacker que a mim amedrontou bastante uma criança daquele tamanho proferindo palavras tão aterrorizantes.

 If-Then-Else

Agora vamos ao episódio “If-Then-Else”.

Esse é um dos poucos episódios em que não existe um POI da semana, esse é um episódio focado na equipe e com a intenção de nos mostrar um pouco como pensa e age a Machine.

O episódio começa onde termina o anterior, em Wall Street após a interferência do Samaritano para derrubar o mercado e levar a humanidade ao caos. Root, Finch, Reese e Fusco tentam implantar um tipo de vírus no sistema da bolsa de valores enquanto Shaw tenta conseguir o código para acessar a sala onde farão a instalação do tal vírus. O que a equipe da Machine não sabe é que isso faz parte de uma armadilha para atraí-los e executa-los, algo que eles percebem tarde demais.

Apartir daqui somos introduzidos a origem e a forma que a Machine foi programada, como foi ensinada por Harry a pensar e calcular estratégias, tudo dentro da ética e forma de pensar do seu criador. Nos flashbacks temos Harry ensinando xadrez e sua infinidade de estratégias, enquanto no tempo real vemos uma mostra de como a Machine age e traça suas estratégias, nos mostrando algumas das milhares simulações que ela própria calculou, indo até o ponto em que falhou e voltando ao tempo real.

Nesse ponto me incomodou esse vai e vem ao mesmo ponto pois após a segunda simulação isso se tornou um pouco maçante. Claro que isso tudo serviu para vermos que a Machine aprendeu bem com Finch que seres humanos não são peças de xadrez que devem ser sacrificadas para um bem maior. No fim das contas essa fórmula de mostrar varias versões para o mesmo momento deu muito certo e vimos por dentro como a Machine “prevê” algumas situações.

No meio disso tudo tivemos momentos engraçados e interessantes como a pintura na parede que chamava a atenção de todos e sempre acabava baleada; o beijo de Fusco em Root, afinal “era apenas uma simulação”; e vimos também a paixão que Root nutre por Shaw.

Após todos cálculos e simulações voltamos ao momento em que a estratégia escolhida é colocada em prática e vemos Shaw tendo sucesso em convencer um homem a desativar a bomba e conseguir o código de acesso a sala de computadores da bolsa de valores.e ainda tempo de correr para ajudar seus amigos e aumentar em muito suas chances de sobrevivência.

Mas como sabemos POI é imprevisível e adora nos pregar peças e para salvar os amigos, Shaw se sacrifica e fica na linha de fogo dos agentes do Samaritano e acaba sendo morta. Aqui temos o que falei antes sobre essa temporada, a repetição de fórmulas que já deram certo anteriormente e isso me incomodou um pouco. Como disse, eles adoram nos pregar peças então talvez até essa morte seja algo que não vai se concretizar mas é esperar pra ver.

De qualquer forma tivemos mais um excelente episódio e esse foi o episódio de melhor avaliação no IMDB até hoje para POI e isso é algo a se comemorar bastante mas por outro não dá pra não se preocupar com o futuro da série.

Espero que tenham gostado dessa primeira review e prometo sempre tentar melhorar e trazer a vocês conteúdos de melhor qualidade. Comentem, opinem dêem sugestões, afinal aqui é o nosso espaço.

 person-of-interest-s04e11 4

P.S: Peço desculpas pelo atraso nessas duas primeiras reviews, o blog Panela de Séries tenta trazer como diferencial o lançamento de reviews em menos tempo possível então farei o máximo para cumprir isso em respeito a vocês fãs de POI.

felipe