Gotham – S01E12 – What the Little Bird Told Him

Antes tarde do que nunca! Depois de uma volta vergonhosa após o break de fim de ano, Gotham nos presenteia com este, que é um dos melhores episódios da série até agora.

Mas gente! Que episódio foi esse? Que ritmo alucinante foi esse? Shame on me que achei que Jack Gruber seria o ponto principal deste episódio. Ele foi um plot paralelo apenas para nos introduzir Jim Gordon novamente a GCPD. Mas vamos por partes!

giphy

Depois de um episódio morno, onde fomos apresentados a Arkham, Dra. Thompkins, Jack Gruber e a nova realidade de Jim, cá estamos colhendo os frutos da fuga de Gruber e seu cão de guarda. Logo de início já temos o ataque de Jack Gruber, que na verdade é Jack Buchinsky, a um velho “amigo”. A partir daí vemos toda a GCPD focando em capturar o vilão. Eis que o detetive Gordon decide participar da festinha, causando rebuliço no recinto, justamente pois o Comissário estava vindo para a delegacia. Depois de um papo “amigável”, Jim finalmente consegue o que quer: se capturar Gruber, terá seu emprego de detetive de volta. Pausa para apreciar Bullock e todo seu medo diante do Comissário. Com certeza essa dupla dá certo!

giphy (1)

A seguir temos mais uma vez Don Falcone mostrando seu lado humano a Liza. Até aí pensamos que o plano de Fish está indo a mil maravilhas! Temos Nygma colaborando com a nossa dupla, mas sendo esculachado pela Srta. Kringle. Aposto que daí teremos confusões que começarão a moldar o caráter do mal do nosso saudoso Charada. Vamos esperar pra ver. Jim e Gordon então tem uma pista e descobrem a primeira ação de Gruber, mas nada além disso, até então.

Fish continua seu plano e decide raptar Liza, para enfim derrubar Falcone. Tudo vai indo bem até que Falcone percebe que Fish estava por trás do rapto (não só disso, meu amigo!). Nygma e suas botas de borracha são rapidamente sabotados pela entrada de Thompkins, que vem colaborar com Jim no caso. Essa aí tá querendo ein! hahaha Mas temos um tempinho pro comentário de Bullock sobre as galochas:

giphy (2)

Gruber então decide vingar-se de antigos comparsas. E adivinhem atrás de quem ele vai? Don Maroni é o alvo. E o nosso pobre Pinguim sofre o choque, literalmente hahaha. Jim e Bullock decidem então manter Maroni na GCPD, a fim de usá-lo como isca contra Gruber. Dito e feito: o bobalhão vem atrás. Após conseguir apagar todos, Gruber acha que pegou Don Maroni. Mas na verdade, Jim estava lá para salvar o dia. Com um simples copo d’água ele acabou com o homem-elétrico (só eu fiquei esperando Gruber ser eletrocutado depois da água ser jogada?).

Gente, eu gostaria mesmo que os roteiristas tivessem pena da gente e parassem de nos fazer engolir a Barbara chata! Sério, qual a necessidade de vê-la conversando com os pais? Tempo perdido para o episódio.

q

Jim recebe então do Comissário seu lugar de volta na delegacia. Eu achei que ele fosse durar mais em Arkham, mas quem sabe agora com seu envolvimento inicial teremos mais oportunidades de ver o hospital.

Após a conversa de Don Falcone e Viktor, tinha quase certeza que Fish ia conseguir alguma coisa. Mas é claro que o nosso passarinho foi interferir. Pinguim destilou seu veneno contra a ex-chefe e finalmente ganhou pontos incríveis com Don Falcone. Porém, o coitado está na corda bamba com Don. Maroni. No fim do episódio somos premiados com um dos melhores diálogos e cenas de toda a temporada. Fish e Don Maroni ficam frente-a-frente e colocam os pingos nos is. Eu jurei que Don Falcone fosse libertar a pobrezinha da Liza, por ter apreço pela menina. A cena dele enforcando-a foi agonizante. Mesmo. Deu até pra Don Falcone fazer o cover do Roberto Carlos:

giphy (3)

Daí pra frente temos Pinguim tripudiando sobre Fish, com toda sua arrogância. Cena impagável, com certeza. Sobra tempo pra termos uma leve tensão sexual entre Jim e Lee. Jim demorou tanto para agir que o guarda foi obrigado a apaziguar o clima hahahahahaha.

giphy (4)

No fim, foi um episódio acima da média. Tivemos agito em quase todos os plots. Apesar de estarmos por fora com o que tem acontecido com o jovem Bruce e Cat, por exemplo. Acredito que ainda assim temos que ter boas esperanças. However, depois da tempestade, sempre vem a calmaria. Então fiquem com a promo e nos vemos na próxima semana.

gerson