Gotham – S01E14 – The Fearsome Dr. Crane

Para nossa alegria, mais um episódio fantástico de Gotham. Mesmo após a renovação, a série não perdeu o fôlego e tem se superado cada vez mais.

O episódio dessa semana trouxe um vilão que usa do medo das pessoas para matá-las. Episódio longo e doido, com muita coisa pra falar. Vamos começar pelo começo.

Logo no início do episódio, além da introdução do vilão em ação, temos Don Maroni e Pinguim em um papo “amigável”. Até que Fish liga para Don e desmascara Pinguim, assim como ele fez com ela. Cínico como muitos mafiosos, Don Maroni finge que está tudo bem e leva Pinguim pra longe de Gotham, de modo a se resolver com o pupilo.

giphy

Em seguida, Harvey, Capitã Essen e Nygma estão na cena do crime onde uma pessoa foi morta enforcada, em cima de um prédio. E mais: o corpo estava aberto. Tinha uma incisão. Nygma se insinua para examinar o corpo, mas logo é cortado pela Capitã, que o alerta sobre a troca de funções. Harvey ainda é alertado pela Capitã para ficar fora da borda do prédio, pois “acidentes acontecem” e os amigos de Flass, preso no último episódio, ainda trabalham na GCPD.

Jim finalmente volta pra casa (que só agora descobri ser de Barbara) e encontra Cat. A menina sai pela tangente, não esquecendo de declarar que mentiu sobre ter visto o assassino dos Wayne. Se sentindo culpado, Gordon vai atrás de Bruce. O nosso futuro Batman é curto e grosso: manda Jim desistir de cumprir uma promessa que ele não pode cumprir. E afirma que é ele quem vai descobrir toda a verdade agora. Um lado obscuro de Bruce que não conhecíamos até então na série.

giphy (1)

Don Maroni e Pinguim estão cheios de cordialidades e Pinguim começa a desconfiar de seu futuro. O interrogatório de Don assusta Pinguim, que rouba a arma de sua mochila e se prepara para usá-la contra o chefe. Após botar o pequeno contra a parede, Don Maroni descobre a verdade, e Pinguim saca a arma achando que poderia matar o chefão da máfia ali mesmo. Ele só não contava com a astúcia de Don, que colocou festim na munição. Don Maroni então decide matar Pinguim de forma dolorosa: colocá-lo num carro pra ser esmagado, em um ferro velho. Por mais que o pequeno vilão implorasse pela sua vida, Don Maroni estava decidido. Mas o Pinguim não se tornou quem é sem se superar. Ele ameaça o dono do ferro velho e consegue escapar. Tudo pelo celular enquanto o carro vai sendo esmagado!

Na GCPD, Harvey entrevista uma das psicólogas do grupo em que a vítima do início do episódio fazia parte. E descobre que é um grupo para pessoas com fobias. É claro que ele não estava interessado nessa história toda, mas sim na ruiva. Gordon então aparece e diz ter uma pista sobre o assassino, os levando até um galpão onde outro membro do tal grupo, agora com medo de porcos (?), está preso e prestes a morrer. Eles salvam o coitado e matam o braço direito do vilão.

giphy (5)

Nygma mais uma vez está aprontando como legista que não é, e dessa vez a Capitã o pega no flagra, suspendendo-o. O coitado fica com o rabo entre as pernas e vai atrás da Srta. Kringler para avisá-la de sua partida e devolver-lhe um lápis. Inconformado com o acontecido, o futuro charada arma pra cima do médico legista, colocando partes de corpos no seu armário. O pobre é despedido e Nygma é reintegrado ao grupo, mas não antes de avisar novamente a Srta. Kringler, que realmente não sabe o que quer da vida e fica se insinuando pro coitado.

giphy (4)

Jim finalmente reencontra Dra. Thompkins (YEAHHH!!) em um jantar. É claro que ele estraga tudo e ao invés de fazer parecer algo romântico, pede ajuda a ela com o caso das fobias. A coitada fica decepcionada, mas é sincera com ele, que tem que sair antes que o papo pudesse esquentar, pois o vilão sequestrou a ruivinha affair de Harvey. O sequestro ocorreu durante um encontro do grupo de fobias, em que Harvey estava. Pudemos ver um lado frágil do detetive, ou ele estava fingindo muito bem para impressionar a moça. Além disso, ele descobre que ela tem medo de piscinas e, em um telefonema com a mãe da psicóloga, descobre onde ela adquiriu o medo, fazendo com que os nossos dois detetives corram a seu resgate.

Gordon tentou pegar o vilão, que conseguiu fugir, e Harvey salvou a ruiva, que nessa altura do campeonato já achei que tinha partido dessa pra uma melhor. Ainda sobra tempo para Leslie Thompkins visitar Jim na GCPD e entregar os resultados de sua pesquisa. A médica descobriu que o vilão removeu as glândulas adrenais, produtoras do hormônio do medo, da primeira vítima, sabe-se lá pra que. Jim muda de assunto e fala da vaga de médico legista na polícia, ainda convidando-a para jantar novamente. Ela se impõe sobre o mocinho e o beija em plena delegacia. É mole essas brasileiras?

giphy (3)

E Fish? A gata estava partindo de Gotham quando navio em que estava foi invadido sabe-se lá por quem, bem aos 45 do segundo tempo. Vamos esperar pra ver.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=U7OfKY9bCeI]

gerson