Gotham – S01E15 – The Scarecrow

É incrível o que Gotham vem fazendo toda semana. Os ganchos, os plots, o enredo e os personagens têm uma crescente que parece que não acaba nunca. Bom para nós, telespectadores, que sempre temos novidade. E essa semana não foi diferente.

Continuamos de onde paramos no 1×14: o vilão que age sobre o medo das pessoas, em busca das glândulas adrenais. Ele está de volta, agora com a ajuda do seu filho. E ele vai atrás de um velho conhecido, o mata e retira suas glândulas. Mais um caso para os nossos detetives resolverem.

Porém, antes de ir para a nova cena do crime, Jim e Lee tem seu novo encontro romântico. E sairia melhor que a encomenda, não fosse Jim forçando a barra querendo transar com a doutora no terceiro encontro. De quebra, ela ainda jogou uma bomba no colo dele: é a nova legista do GCPD. E logo no primeiro encontro dos dois na delegacia, torta de climão! HAHAHAHA Jim quer bancar o policial malvadão, sem sentimentos, e Dra. Thompkins toda linda ali. Salvo pelo gongo com a Capitã levando a doutora, Jim ainda ouve de Harvey que relacionamentos entre policiais não dão certo. Eita que vida dura!

giphy

Em outro lugar desconhecido do mundo, está Fish, passando por maus bocados. Ela, claro, já faz aliados e se impõe, após uma ameaça dupla de estupro. A grande verdade é que na vida real aqueles dois não teriam nem pestanejado ante a ameaça da vilã. Vivendo dias de cão, Fish não sabe onde está, não sabe quem a levou para lá e ainda por cima descobre que há uma hierarquia naquele inferno. Vai ficar por isso mesmo Srta. Mooney?

Enfim descobrimos para que o doidão do Dr. Crane queria as glândulas: ele queria fazer uma solução para acabar com todo o medo que sente. Segundo sua tese, doses frequentes de medo (no caso o hormônio que o causa) faria com que ele fosse insensível a este sentimento. E essa teoria é descoberta por Harvey e Gordon, que vão até a escola onde ele lecionava. Com a ajuda de Nygma, os detetives descobrem tudo a respeito, inclusive que Dr. Crane precisará de outra cobaia, além de si mesmo.

Na mansão Wayne, Bruce decide refazer uma trilha que costumava fazer com seu pai, e gostaria de ver o sol nascer. Alfred, mesmo apreensivo, acata a vontade do patrão, e o deixa ir sozinho. Bruce faz a trilha e a todo momento se lembra de seu pai. Até que o menino chega em um ponto que era especial pra ambos. No entanto, Bruce escorrega e cai barranco a baixo, machucando seu tornozelo. Alfred não se aguenta e vai atrás do garoto, que a esta altura do campeonato, já a noite, está tentando subir o barranco. Quando ele finalmente chega no topo, quem ele encontra? Alfred! Sim, o mordomo estava lá vendo ele subir tudo aquilo esse tempo todo, para desespero de Bruce. Alfred, em jogada de mestre ainda faz a proposta para permanecer até o amanhecer lá com o menino, que topa rapidamente. Que dupla!

giphy (1)

Na máfia de Gotham, Pinguim esta implorando para Don Falcone por proteção contra Don Maroni. Falcone atende ao pedido do pequeno e ainda lhe dá a boate de Fish, de presente. O que Pinguim não poderia adivinhar é que estava havendo um jogo de cortesias entre os Dons de Gotham. Por fim, Don Falcone consegue livrar o pescoço de Pinguim, pois tem em seu poder um inimigo em comum com Don Maroni. Ponto pro chefão da máfia. Pinguim organiza sua festa de reabertura e Don Maroni aparece, claro, para ameaçá-lo. Antes ainda temos o encontro clássico de Nygma e Pinguim na GCPD, quando Pinguim está indo levar o convite para Jim. Épico!

giphy (5)

giphy (3)

Fish começa sua empreitada para chegar ao topo da prisão onde está, e o primeiro passo é se submeter ao novo chefão, assim como ela fez com Falcone. Ela descobre que ele só é o líder por ter a única faca do local em seu poder. Em uma jogada de mestre ela rouba a faca do chefão e ainda se impõe sobre todos. Sobra tempo pra ela conhecer uma velha moradora da prisão, que teve os olhos arrancados sabe-se lá por quem. Dias difíceis para nossa vilã estão por vir.

giphy (2)

Dr. Crane deixa claro que seu filho será a cobaia B para seu experimento. Após diversas injeções, ele consegue se livrar do medo e começa o teste em seu filho. O coitado não consegue lidar com isso tudo. Enquanto isso, na GCPD, Jim está sendo um otário com Lee, só para manter as aparências. Além disso, ele e Harvey descobrem onde Dr. Crane está e correm atrás do vilão. Chegando lá, o doidão surta e decide injetar uma superdose do tal hormônio em seu filho. O coitado tem um treco e quase morre. No fim das contas, Crane é morto por Jim e Harvey, Lee fica chateada mas decide fazer o jogo de Jim, e o pobre do filho do Dr. Crane tem chance de ficar doidão pra sempre. Dizem as más línguas que é a partir daí que surge o vilão Espantalho, dos quadrinhos de Batman. Vamos torcer!

giphy (4)

No geral, um episódio muito bom, com muita movimentação e introdução de novos plots. A resolução do caso do episódio anterior ainda trouxe a adição do futuro Espantalho, para a alegria dos fãs. O crescimento de Bruce também vem sendo um prato cheio, mostrando como Alfred tem importância para a evolução do menino. Por fim, fica a pergunta: alguém tem sentido falta de Barbara? Segura essa promo do próximo episódio! Vem Coringa por ai Brasil!

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=GOz9ghDh7Us]

gerson