Superstar – S02E09 – Super Filtro

Boa noite amigos e seguidores do nosso blog,

Hoje eu, Jean, estou debutando no Panela de Séries com a review do 9º episódio do SuperStar em substituição ao meu amigo Phelipe que não pode, desta vez, participar. Valber Ferreira, o também debutante, veio somar a essa review com sua opinião a cerca das apresentações.

O SuperStar entrou nesse domingo, 07 de junho com a próxima fase da competição, o Super Filtro, em que cada episódio 3 bandas de cada coach irão apresentar e as 3 menos votadas serão eliminadas. Assim como na última fase, Super Passe, na Super Filtro 3 famosos (Paula Toller, Paulinho do Roupa Nova e Samuel Rosa) terão 2% para acrescentar em apenas 1 banda cada ao final das apresentações.

A ordem das discussões da review será de acordo com a apresentada pelo programa. E clicando no nome de cada, irá direcioná-los a apresentação deles no site da globo.com.

OS GONZAGAS

“Expresso 2222”, de Gilberto Gil, e “We Will Rock You”, de Brian May

Atingiram 74% dos votos do público

JEAN: “Quebrar fronteiras e levar nossa música além”, foi o que o vocalista disse antes de iniciar sua performance. Disse isto prevendo o que iria acontecer em seguida, pois Os Gonzagas quebraram paradigmas, os padrões, performando um forró+rock+pop. Surpreenderam com uma apresentação bem diversificado e dinâmica a ponto de almejar uma discografia inteira. Eu admiro bastante essas ousadias e mistura de ritmos, desde que bem feitas e aproveitadas. Vou adotar um padrão em minhas reviews dando uma nota pessoal para as performances, neste caso, Os Gonzagas, conquistaram 80% de aprovação, faltando apenas um momento marcante na melodia para me conquistar integralmente.

VALBER: Depois do flop que foi a peformance deles semana passada, hoje vieram  com música de Gilbeto Gil. Até que não foram ruins, muito pelo contário, foram melhor que eu esperava. Fizeram uma coisa leve, bem pra cima. Mas ainda sinto falta de uma musica autoral. Dou nota 8.

BIG TIME ORCHESTRA

“Vapor Barato”, “Cantaloupe Island” e “Zoot Suit Riot”

Atingiram 71% + 2% (Paula Toller) = 73%

JEAN: Uma banda que desde o principio sentimos a alegria com a qual eles cantam e interagem entre si, com o público e com os instrumentos. Performando Gal Costa, em homenagem aos 50 anos de carreira, com uma boa releitura da música… Com toda certeza iria aproveitar bastante um show da Big Time Orchestra, pois temos um vocalista que tem um cuidado muito especial com as notas e com as alternâncias de melodia durante a apresentação. No geral deram um show, com uma coreografia ritmada e feita por todos da banda, uma apresentação, digamos, bem divertida. Minha nota pessoal seria 90%, pois sou difícil, rs, visto que precisa de um feeling superior para conquistar integralmente meus 100%.

VALBER: Vapor Barato é linda, mas não funcionou nesse arranjo, não ficou legal  a história, a emoção da música com o ritmo animado que eles deram a ela. Não curti dou nota 6,5.

SCALENE

Náufrago (autoral)

Atingiram 77% dos votos do público

JEAN: Com garra e confiança Scalene entra no palco cantando NAUFRAGO, de uma forma bem linear eles conquistaram os jurados com um Rock Nacional. Mesmo embora o vocalista possuindo uma voz muito boa, não me conquistaram. Acredito que eu goste de mais ousadia, o que indica que sou muito 8 ou 80. Scalene atingiu uma pontuação de 77% e carimbaram sua permanência na próxima fase do programa. Minha nota pessoal é de 80%

VALBER: A melhor banda como sempre. Isso que é incendiar um palco, o impressionante é que em qualquer música que eles peguem eles fazem uma coisa bem feita. Sandy vindo com ótimos conselhos. Gostei nota 9,5.

LUCAS E ORELHA

Não vou esperar (autoral)

Atingiram 77% dos votos do público

JEAN:  Humildade é a palavra que escolho para descrevê-los após essa apresentação. Lucas e Orelha cantaram uma música autoral nessa noite de domingo e apresentaram muita carisma, que já era de se esperar pelas suas apresentações anteriores. 2 jovens que não tiveram um estudo de canto e música, aprenderam sozinhos, com seus ídolos, formaram a banda para com a finalidade de participar do programa e tornar realidade um sonho. 2 jovens que se emocionam e valorizam o aprendizado, dominaram o palco do Super Star, desceram, agradeceram aos jurados e ao fim da apresentação foram gratos à profissional de canto que os ajudam nos ensaios. Conforme Fernanda Lima disse ao fim, vieram com música autoral que parecia um HIT. Adotaram uma coreografia harmônica para os 2 e deixou o clima bem descontraído. Eu adorei, vi que estão aproveitando bastante essa oportunidade de aprendizado. Minha nota é 90%, novamente porque sou muito difícil e porque eles ainda precisam estudar bastante, mas sei que vão crescer e torço muito por eles.

VALBER: Presença de palco, carisma, empolgação eles tem, mas não consigo gostar da voz deles, não vejo um grande alcance nem nada mas eles empolgam o público. Estou indiferente nota 7.

VERSALLE

Ando Meio Desligado”, de Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias

Atingiram 71% dos votos do público

JEAN:  Com clássico de Os Mutantes, uma versão um pouco diferente da que eu conheço, contudo, pra ouvir com os amigos em um happy hour ao entardecer cai muito bem, traz uma vibe muito boa, hipnotizante, mesmo embora a performance não trazendo nenhum momento que marcasse uma apresentação, por isso, minha nota pessoal é de 80%.

VALBER: Essa sim é a Versalle que conheço, mesmo passando por problemas técnicos, vieram com uma boa música arranjo maneiro, ainda não vi aquela banda com vontade da repescagem mas vieram com o suficientes para a póxima fase. Nota 8,0

DEVIR

Da Janela (autoral)

Atingiram 74% + 2% (Paulinho) = 76%

JEAN: Desde o inicio me identifiquei com o estilo musical, com o nome da banda, com a vocalista,  com a voz,  a maquiagem, com o rapper, com o cabelo, com a fita, com a cor de pele e com a alma dessa banda. Nas 2 apresentações anteriores DEVIR trouxe 2 músicas muito conhecidas e teve uma ousadia nível master na da semana passada, por isso obtiveram os maiores recordes nas votações. Na música deste domingo vieram com autoral e na minha opinião, nada imparcial, difícil de ser batida. Amanda tem aquele feeling que comentei anteriormente, seu timbre, sua extensão, a cada programa venho agregando novas qualidades a essa vocalista e a banda. Melodia e interpretação incomparável. Se DEVIR não ganhar esse realitie, muito sucesso o fará em sua carreira. Nota pessoal foi de 100%.

VALBER: O timbre de voz da vocalista me agrada tanto e hoje com música autoral vieram bem. Uma música gostosa de ouvir, dava para sentir a emoção na voz dela, um arranjo bom, a extensão vocal boa também. Nota 7,5.

GRUPO ZUEIRA 

Quero Toda Noite”, “Ela Vai Voltar”, de Jorge Benjor e Charlie Brown Jr.

Atingiram 71% dos votos do público

JEAN:  Adorei a escolha musical, um dos sambas que mais gosto “Quero Toda Noite”. Apresentaram um hip-hop meio a apresentação que cortou o clima, fizeram um mix estranho pop-samba, dentro do clima, sem desvio do contexto. No geral foi uma apresentação legal, não mais que isso, fora a escolha musical, talvez por isso esperava algo a mais. Essa ousadia foi o caso de não ter dado muito certo, por isso minha nota pessoal foi de 60%.

VALBER: Não vejo o que essa banda tem de legal realmente. Uma mistura de Jorge Benjor com Charlie Brown Jr. Funcionou? Nesse arranjo não Quero Toda a Noite vejo como uma música mais pop e tranformar em um pagode não curti. Nota 6,0.

VIBRAÇÕES

A Nuvem Passará (autoral)

Atingiram 69%+2% (Samuel Rosa) = 71%

JEAN: A única banda de Reggae se fez presente no dia de hoje. O cantor se sente tao bem no palco que fixa a atenção na banda mesmo embora essa apresentação não atraindo minha atenção quanto a harmonia e melodia. Nota pessoal de 60%.

VALBER: O início da música tava bem legal, mas depois achei tão disperso, não consegui prestar atenção na letra porque tinha muitos instrumentos. Era muita informação. Não gostei. Nota 6,5.

STEREOSOUND

“Ideologia” e “Queimando Tudo”, do Cazuza e Planet Hemp

Atingiram 61% dos votos do público

JEAN: Eu particularmente acho muito difícil sair algo bacana em um mashup, no entanto quando conseguem é algo épico. Infelizmente não foi o que aconteceu com stereo sound, mesmo que tenha dado “liga” no ritmo e na letra para o mashup não achei uma apresentação contagiante ou que prendesse minha atenção, como em alguns casos, ou seja, em nenhum dos casos ganhou pontos comigo. Mesmo que “deu liga” no ritmo e na letra, não foi uma apresentação muito contagiante. Minha nota foi de 50%.

VALBER: Foram bem ousados mas não foram bem. Nota 6,5.

RANKING FINAL DO DOMINGO

1. LUCAS E ORELHA – THIAGUINHO

2. SCALENE – PAULO RICARDO

3. DEVIR – SANDY

4. OS GONZAGAS – SANDY

5. BIG TIME ORCHESTRA – PAULO RICARDO

6. VERSALLE – SANDY

7. GRUPO ZUEIRA – THIAGUINHO

8. VIBRAÇÕES – THIAGUINHO

9. STEREOSOUND – PAULO RICARDO

O programa, ao seu fim, teve de admitir 2 casas decimais para desempatar as bandas alocadas na posições 6, 7 e 8, pois todas alcançaram 71% dos votos. Com isso Grupo Zueira, Vibrações e Stereosound foram as 3 primeiras bandas a deixar o programa nessa etapa 1 da 3ª fase do programa.

Valber deixou claro sua torcida por Scalene enquanto eu sou Devir de carteirinha. E vocês, com qual dessas opiniões você mais concorda? Qual a sua opinião? Foram pontos de vistas bem diferentes, podemos até traçar uma personalidade de acordo com isso, interessante.
Comentem e discutam com a gente.

Semana que vem teremos a etapa 2 de 3 da fase #Superfiltro. Sou mega ansioso mas já quero Devir hoje, amanhã, sempre.

Forte abraço e beijo a todos seguidores.

jean